loading...
Como Plantar

Xaxim Agroecológico - Etapas da Produção

17:40:00


Etapas do processo produtivo


O processo de produção do xaxim agroecológico utilizado até o presente momento é artesanal e realizado de forma manual. Produções em larga escala poderão demandar, eventualmente, o desenvolvimento de processos e equipamentos apropriados. As principais etapas dessa produção artesanal são:

Preenchimento dos moldes

Inicialmente, coloca-se uma camada de substrato de aproximadamente 5,0 cm no fundo do molde externo, que é prensado manualmente com auxílio de um soquete. Em seguida, é inserido o molde interno no centro do vaso. A parede do “xaxim” é criada por meio da prensagem do substrato entre a parede do molde externo e a parede do molde interno. Produções em larga escala demandam que sejam utilizados moldes específicos e equipamento de prensagem apropriado.

Secagem do vaso

É necessário que o xaxim esteja com umidade ideal para que a aplicação da cera seja feita corretamente. Não deve estar muito úmido, pois nessas condições a cera não irá penetrar adequadamente em suas paredes. Por outro lado, não deve estar muito seco, pois a cera irá penetrar demais e não será formada uma camada rígida, resultando em um xaxim amolecido. A secagem é feita com a retirada do xaxim do molde e a paralisação da irrigação. O próprio consumo de água das plantas de milheto ajuda nesse processo de secagem. O ponto ideal é atingido entre três e quatro dias. Para retirar o xaxim, basta puxar as plantas pela parte aérea, o que faz com que se desprendam do molde.
Após a secagem, o milheto deve ser cortado com uma tesoura de poda. A rebrota do milheto é muito reduzida, mas, se ocorrer, um novo corte deve ser realizado.

Aplicação da cera

A aplicação da cera deve ser realizada apenas na parede lateral externa do xaxim. Não deve ser aplicada no fundo, pois, além de ser um gasto desnecessário, é por essa parte do xaxim que ocorre a drenagem da água posteriormente utilizada para a irrigação das plantas que vão ser cultivadas no vaso. Utiliza-se, aproximadamente, 80 miligramas de cera para cada centímetro quadrado de superfície da parede lateral do xaxim. No processo artesanal, é aplicada por meio de um recipiente de metal raso e comprido, semelhante a uma forma de bolo, onde se coloca uma fina camada de cera derretida. O xaxim é “rolado” dentro desse recipiente, de modo que a camada de cera possa penetrar na sua parede lateral externa. Esse é um método rústico e deve ser aperfeiçoado, principalmente no caso de produções em larga escala.
A parte superior do vaso é a mais vulnerável aos eventuais danos que ocorrem durante o manuseio ou a utilização do xaxim e, por isso, o produto deve receber maior quantidade de cera na parte superior de sua parede lateral. Isso é feito posicionando os vasos de cabeça para baixo imediatamente após a aplicação da cera, fazendo com esta, ainda quente, escorra e se acumule na parte superior das paredes, que estarão viradas para baixo.
Não se pode esquecer que a cera, seja parafina ou cera de carnaúba, é inflamável e que é utilizada com temperatura elevada. Sua aplicação deve ser realizada com todos os cuidados necessários para evitar a ocorrência de acidentes. O ambiente, os equipamentos e os utensílios devem ser adequados para minimizar o risco de incêndio e de acúmulo de gases. Os trabalhadores devem utilizar vestimenta adequada e equipamentos de proteção individual. Regras de segurança podem ser estabelecidas com base nas normas de segurança existentes em indústrias de produção de velas.

Acabamento do produto

Antes de ser comercializado, é necessário que cada vaso obtido seja inspecionado em busca de imperfeições. Essa etapa é importante para melhoria da qualidade do produto, pois é comum que a aplicação de cera não seja feita de maneira uniforme, o que prejudica a vida útil do xaxim e o seu aspecto visual. Pode ocorrer falta ou excesso de cera em alguns pontos da parede lateral e também a formação de aglomerados decorrentes do escorrimento de cera após a aplicação. Assim, o acabamento deve ser realizado por meio das seguintes etapas:
1.     Retirada manual dos aglomerados maiores de cera;
2.     Derretimento do excesso de cera presente em pequenos aglomerados ou na parede lateral. Para isso, pode ser utilizado um “soprador térmico”, semelhante a um secador de cabelo. Este equipamento apresenta baixo custo e permite derreter a cera em pontos específicos do xaxim. No entanto, tem a desvantagem de consumir muita energia elétrica. Seu uso é recomendado para produções em pequenas escalas. No caso de larga escala, é recomendado que os vasos sejam colocados no interior de estufas elétricas, ou a gás, que mantêm a temperatura necessária para o derretimento da cera;
3.     Corte da camada superior. Dependendo da exigência do mercado, pode ser necessário cortar a camada superior do xaxim para retirar os restos das plantas de milheto e para que a superfície superior fique nivelada. Isso pode ser feito com uma serra tipo “tico-tico” contendo uma lâmina muito fina e afiada.

O intuito desta publicação é de divulgar o trabalho de pessoas comprometidas na preservação da Natureza e com o consumo responsável dos recursos naturais em prol da humanidade.

Como Produzir Xaxim Agroecológico - Substrato
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Milheto
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Cera
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Moldes
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Etapas do Processo Produtivo
Como Produzir Xaxim Agroecológico - Armazenamento, Embalagens e Transporte

Fonte/Créditos: Embrapa
Marco Antonio de Almeida Leal
Embrapa Agrobiologia
BR 465, km 7, CEP 23.851-970, Seropédica, RJ
Caixa Postal 74505
Fone: (21) 3441-1500
Fax: (21) 2682-1230
Home page: www.cnpab.embrapa.br

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...