loading...
2016

Xaxim - Vasos Agroecológicos - Parte 2

17:36:00



Uma das vantagens do xaxim agroecológico em relação ao xaxim original é que, além do cultivo de plantas ornamentais, é possível o cultivo de diversas plantas aromáticas e medicinais de pequeno porte, utilizando-se substratos muito ricos em nutrientes. 
O xaxim agroecológico é totalmente biodegradável e, após a sua deterioração, transforma-se em húmus. Os xaxins descartados podem ser fragmentados e utilizados como substrato para preencher outros vasos, ou serem depositados em canteiros de plantas. 
o desempenho do xaxim agroecológico indicam que a sua durabilidade pode ser superior a um ano, quando não estiver exposto à chuva e ao sol. A durabilidade pode ser muito maior, se a cera for aplicada em maior quantidade e de maneira uniforme, ou quando o vaso for cultivado com espécies de plantas de farto enraizamento. 
A vida útil do xaxim aumenta significativamente quando mantido em ambiente coberto, protegido do sol e da chuva. Quando exposto às intempéries, a sua vida útil diminui muito, pois as paredes se deterioram e o vaso se desmancha. Quando cultivado com plantas de intenso enraizamento, como samambaias ou hortelã, as raízes da planta cultivada contribuem para manter a integridade física do xaxim, aumentando muito sua vida útil em qualquer ambiente.
Podem ser aplicados os fertilizantes tradicionalmente utilizados para a espécie cultivada. Apesar de o xaxim agroecológico ser formado por substrato geralmente rico em nutrientes, pode ser necessária a reposição periódica dos nutrientes perdidos. 
As mesmas espécies que eram cultivadas no xaxim original podem ser cultivadas no xaxim agroecológico, como também plantas aromáticas e medicinais. Os xaxins agroecológicos podem ser produzidos com características específicas para o cultivo de determinada espécie, como utilizando substrato próprio para cultivo de orquídeas. As plantas podem ser transplantadas ou semeadas diretamente no produto. Como o xaxim é formado por um substrato, apenas o orifício central deve ser preenchido, utilizando-se uma pequena quantidade de terra ou substrato.


Coeficientes Técnicos 


    Os substratos geralmente apresentam densidade próxima de 120 gramas por litro, quando secos, e de 400 gramas por litro quando úmidos.
    O período mínimo de tempo para que o emaranhado de raízes de milheto se desenvolva varia de aproximadamente 45 dias, no verão, a 60 dias no inverno.
    A semeadura do milheto é realizada com espaçamento de 2,0 cm entre as sementes.
    Utiliza-se 80 miligramas de cera por centímetro quadrado de superfície lateral.
    Para a produção de um xaxim de tamanho médio, com 18,0 cm de diâmetro e 13,0 cm de altura, são necessários 3,5 litros de composto, 30 sementes de milheto e 588 gramas de cera.
    Um xaxim de tamanho médio, com 18,0 cm de diâmetro e 13,0 cm de altura, pesará aproximadamente 1.000 gramas quando seco.
             
Fonte: Embrapa

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...