loading...
2016

Nerium oleander

10:53:00




Embora seja uma planta extremamente tóxica, a Nerium oleander pertencente a família botânica Apocynaceae é a espécie arbustiva mais cultivada para ornamentar locais públicos, como avenidas, praças e parques. Conhecida popularmente por Espirradeira e diversos outros nomes, que variam conforma a região do país, esta bela espécie atualmente é encontrada em diversas variedades, com flores brancas, rosas, vermelhas e amarelas, sendo simples ou dobradas.
O que favorece sua utilização em locais públicos é sua rusticidade, beleza e pelas diversas formas que pode ser conduzida, desde arbusto até arvoreta. É uma espécie muito ramificada e com folhas lanceoladas de coloração verde escura, com o verso mais claro, de 8 a 10cm.
No jardim pode ser cultivada isolada ou em grupos, em ambientes de sol pleno, com solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e com regas regulares.
Possui bagas atraentes e venenosas, conhecidas por "mata-maridos", deve ser manipulada com auxílio de luvas e mantida longe do alcance de animais domésticos e crianças.






Nome Científico: Nerium oleander
Nomes Populares: Loendro, Loandro, Aloendro, Loandro-da-índia, Alandro, Loureiro-rosa, Adelfa, Espirradeira, Cevadilha ou Flor-de-são-josé.
Família: Apocynaceae
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Origem: Europa, Mediterrâneo
Altura: 2.4 a 3.0 metros
Flores: Diversas cores, simples ou dobradas
Floração: Junho / Setembro
Luminosidade: Sol Pleno
Regas: Regulares
Adubação: NPK 04-14-08
Podas: Anual para formação e estimular a floração
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Estaquia






Suas folhas dobradas ou simples, podem ser encontradas em diversas cores: brancas, rosas, vermelhas ou amarelas.






Com auxílio de podas regulares é possível conduzir o Nerium oleander na forma de arbusto ou de arvoreta.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...